DEFICIÊNCIA...

“A verdadeira deficiência está no abandono dos sonhos, da vontade de viver, do descaso ao proximo. A DEFICIÊNCIA é aquilo que te prende por dentro, que engessa sua alma, sua fé, pois ainda que incapacitados de andar, de enxergar, de ouvir ou de falar, todos somos livres para sonhar, para amar, para ajudar o proximo com uma palavra de afeto, um gesto, um carinho,um sorriso, um abraço.... e somos livres para voar, nas asas da nossa imaginaçao!”

por Marciah Pereira


Este blog é uma ferramenta de Inclusao, informaçao, troca e relacionamento.
Nao só para as pessoas que, assim como eu, tiveram a oportunidade de uma nova chance de vida e estao reaprendendo tudo, mas também, para todas as pessoas que tem interesse em trocar informaçoes, experiências e esclarecer dúvidas.
Para mim,mais uma superaçao!



Conto com a sua visita frequente, com a sua contribuiçao nos comentários dos meus posts, além de sugestoes para os próximos e para as entrevistas.


PARA DEIXAR SEUS COMENTARIOS, CLIQUE NO BALAOZINHO LARANJA, À DIREITA DO TÍTULO DO POST !

Paulinho...

AVC em Jovens

Posted by Paulo Mauricio | Posted in , , , , , , ,

Se vocês pensam que AVC só ocorre com as pessoas de meia idade ou mais velhas, quebrem este paradigma!

A estatística anual é de que no Brasil, cerca de 20 MIL jovens são acometidos por acidente vascular cerebral. Isso é muito sério!

Mas quais as razoes do AVC em jovens?

Em grande parte das vezes,  a aterosclerose*, que é um tipo de arteriosclerose, é a responsável. Responsabiliza-se também os problemas congênitos, arritmias cardíacas e o uso de ANTICONCEPCIONAIS

Depois que publiquei o post anterior, recebi um depoimento de uma jovem médica gaúcha, a Lucia Gutheil Gonçalves(foto), contando sua experiência e achei muito conveniente publicar aqui no blog.

lucia gonçalves

Foto:Liane Neves – Veja.com

“Nessa tarde chuvosa em Porto Alegre, resolvi ler o blog do Paulinho. Sempre acompanhava alguns comentários pelo Facebook, mas nunca tinha acessado o site. Como já passei por uma experiência semelhante, que poderia ter sido evitada, me sinto na obrigação de dar o meu depoimento para que ele sirva de alerta para muitas mulheres que estão correndo risco de ter AVC e nem sabem!

Era maio de 2004, tinha apenas 23 anos, estava recém-formada em Medicina e iniciando minha residência em Pediatria.

Após um dia intenso no hospital, era hora de sair com amigas para começar a curtir o final de semana. Tinha acabado de me maquiar e só precisava pegar a bolsa para sair. No momento em que tentei fazer o gesto, meu braço não se moveu. Pensei em me sentar para relaxar e dessa vez, foi a perna direita que não obedeceu ao meu comando. Caí. Deitada no chão e com a parte direita do corpo paralisada, consegui pegar o celular e ligar para minha mãe: "Meu corpo não se move". Não podia emitir nem mais uma palavra… Minha mãe, que também é médica, entendeu imediatamente o que estava acontecendo e daí em diante foi tudo muito rápido, em meia hora recebi o diagnóstico de isquemia cerebral em um pronto-socorro hospitalar.

Fui extensamente investigada, diversos exames realizados e repetidos para descobrir a causa. Todos os resultados foram normais. Os médicos concluíram que os meus únicos fatores de risco para ter tido o AVC foram: ter enxaqueca com aura (aqueles sintomas que acompanham a enxaqueca, como formigamento ou dormência, ver luzinhas brilhando,...) associado ao uso de pílula anticoncepcional.

São inúmeros os estudos científicos que demonstram que quem tem enxaqueca com aura e usa pílula anticoncepcional tem um risco muito maior de desenvolver AVC isquêmico.

Esse dado é extremamente importante de ser divulgado, uma vez que muitos outros casos podem ser evitados. Eu já fiz várias amigas pararem de usar hormonios, mas uma delas, que ainda tomava pilula, teve um AVC há 45 dias. Mais uma pra estatística.

A minha grande sorte foi ser atendida imediatamente. Consegui recuperar 100% dos movimentos e da sensibilidade. Nao fiquei com nenhuma seqüela.

Nunca vou esquecer o dia do meu renascimento, 21 de maio de 2004. Desde esse dia, comemoro anualmente o meu segundo aniversário!

Fica aqui o meu alerta! Divulguem!

Lúcia”

Muito obrigado Lúcia pelo seu depoimento! Espero que mais pessoas enviem suas experiências para eu que possa publicar aqui no blog, que é o NOSSO canal de alerta!

*A aterosclerose é uma doença que atinge artérias de grande e médio calibre, como as artérias coronárias, as artérias carótidas e as artérias dos membros inferiores. É caracterizada pelo depósito de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias, reduzindo seu calibre e trazendo um déficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas e é causada por alimentaçao errada, ócio, longos períodos na frente da TV ou do computador e tabagismo. Essa doença é predominante no sexo masculino, pois as mulheres são "protegidas", desviando suas gorduras sanguíneas para a produção de hormônio feminino (estrogênio). só que essa "proteção" desaparece na menopausa e o o uso de anticoncepcionais. fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular-Regional Rio de Janeiro

Comments (2)

Que Deus te abencoe.
A vida te reservou desafios e experiências, para que por meio delas , vc simplesmente seja canal e ponte de graças especiais.

Que suas experiências sejam motivações para o proximo.

Oi Paulinho!
Eu tenho 32 anos e tb fui vítima de um AVC dia 7 de maio desse ano.
Estou me recuperando bem, tentando reinventar e recolorir os meus dias.
Deus te abençoe, continue na luta, sempre.
Abços.
Amine
aminecastro@hotmail.com

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentario e seu email para que eu possa respondê-lo. Muito obrigadopela visita. Abçs, Paulinho