Posted by Paulo Mauricio | Posted in acometimento , ateriosclerose , avc , AVC em jovens , Lucia Gutheil Gonçalves , Pediatra , pilulas anticoncepcionais , utilidade publica
Se vocês pensam que AVC só ocorre com as pessoas de meia idade ou mais velhas, quebrem este paradigma!
A estatística anual é de que no Brasil, cerca de 20 MIL jovens são acometidos por acidente vascular cerebral. Isso é muito sério!
Mas quais as razoes do AVC em jovens?
Em grande parte das vezes, a aterosclerose*, que é um tipo de arteriosclerose, é a responsável. Responsabiliza-se também os problemas congênitos, arritmias cardíacas e o uso de ANTICONCEPCIONAIS…
Depois que publiquei o post anterior, recebi um depoimento de uma jovem médica gaúcha, a Lucia Gutheil Gonçalves(foto), contando sua experiência e achei muito conveniente publicar aqui no blog.
Foto:Liane Neves – Veja.com
“Nessa tarde chuvosa em Porto Alegre, resolvi ler o blog do Paulinho. Sempre acompanhava alguns comentários pelo Facebook, mas nunca tinha acessado o site. Como já passei por uma experiência semelhante, que poderia ter sido evitada, me sinto na obrigação de dar o meu depoimento para que ele sirva de alerta para muitas mulheres que estão correndo risco de ter AVC e nem sabem!
Era maio de 2004, tinha apenas 23 anos, estava recém-formada em Medicina e iniciando minha residência em Pediatria.
Após um dia intenso no hospital, era hora de sair com amigas para começar a curtir o final de semana. Tinha acabado de me maquiar e só precisava pegar a bolsa para sair. No momento em que tentei fazer o gesto, meu braço não se moveu. Pensei em me sentar para relaxar e dessa vez, foi a perna direita que não obedeceu ao meu comando. Caí. Deitada no chão e com a parte direita do corpo paralisada, consegui pegar o celular e ligar para minha mãe: "Meu corpo não se move". Não podia emitir nem mais uma palavra… Minha mãe, que também é médica, entendeu imediatamente o que estava acontecendo e daí em diante foi tudo muito rápido, em meia hora recebi o diagnóstico de isquemia cerebral em um pronto-socorro hospitalar.
Fui extensamente investigada, diversos exames realizados e repetidos para descobrir a causa. Todos os resultados foram normais. Os médicos concluíram que os meus únicos fatores de risco para ter tido o AVC foram: ter enxaqueca com aura (aqueles sintomas que acompanham a enxaqueca, como formigamento ou dormência, ver luzinhas brilhando,...) associado ao uso de pílula anticoncepcional.
São inúmeros os estudos científicos que demonstram que quem tem enxaqueca com aura e usa pílula anticoncepcional tem um risco muito maior de desenvolver AVC isquêmico.
Esse dado é extremamente importante de ser divulgado, uma vez que muitos outros casos podem ser evitados. Eu já fiz várias amigas pararem de usar hormonios, mas uma delas, que ainda tomava pilula, teve um AVC há 45 dias. Mais uma pra estatística.
A minha grande sorte foi ser atendida imediatamente. Consegui recuperar 100% dos movimentos e da sensibilidade. Nao fiquei com nenhuma seqüela.
Nunca vou esquecer o dia do meu renascimento, 21 de maio de 2004. Desde esse dia, comemoro anualmente o meu segundo aniversário!
Fica aqui o meu alerta! Divulguem!
Lúcia”
Muito obrigado Lúcia pelo seu depoimento! Espero que mais pessoas enviem suas experiências para eu que possa publicar aqui no blog, que é o NOSSO canal de alerta!
*A aterosclerose é uma doença que atinge artérias de grande e médio calibre, como as artérias coronárias, as artérias carótidas e as artérias dos membros inferiores. É caracterizada pelo depósito de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias, reduzindo seu calibre e trazendo um déficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas e é causada por alimentaçao errada, ócio, longos períodos na frente da TV ou do computador e tabagismo. Essa doença é predominante no sexo masculino, pois as mulheres são "protegidas", desviando suas gorduras sanguíneas para a produção de hormônio feminino (estrogênio). só que essa "proteção" desaparece na menopausa e o o uso de anticoncepcionais. fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular-Regional Rio de Janeiro
Que Deus te abencoe.
A vida te reservou desafios e experiências, para que por meio delas , vc simplesmente seja canal e ponte de graças especiais.
Que suas experiências sejam motivações para o proximo.
Oi Paulinho!
Eu tenho 32 anos e tb fui vítima de um AVC dia 7 de maio desse ano.
Estou me recuperando bem, tentando reinventar e recolorir os meus dias.
Deus te abençoe, continue na luta, sempre.
Abços.
Amine
aminecastro@hotmail.com