DEFICIÊNCIA...

“A verdadeira deficiência está no abandono dos sonhos, da vontade de viver, do descaso ao proximo. A DEFICIÊNCIA é aquilo que te prende por dentro, que engessa sua alma, sua fé, pois ainda que incapacitados de andar, de enxergar, de ouvir ou de falar, todos somos livres para sonhar, para amar, para ajudar o proximo com uma palavra de afeto, um gesto, um carinho,um sorriso, um abraço.... e somos livres para voar, nas asas da nossa imaginaçao!”

por Marciah Pereira


Este blog é uma ferramenta de Inclusao, informaçao, troca e relacionamento.
Nao só para as pessoas que, assim como eu, tiveram a oportunidade de uma nova chance de vida e estao reaprendendo tudo, mas também, para todas as pessoas que tem interesse em trocar informaçoes, experiências e esclarecer dúvidas.
Para mim,mais uma superaçao!



Conto com a sua visita frequente, com a sua contribuiçao nos comentários dos meus posts, além de sugestoes para os próximos e para as entrevistas.


PARA DEIXAR SEUS COMENTARIOS, CLIQUE NO BALAOZINHO LARANJA, À DIREITA DO TÍTULO DO POST !

Paulinho...

Descaso, Despreparo ou Negligência Médica??

Posted by Paulo Mauricio | Posted in

 

Na véspera do  meu AVC, ao acordar, senti uma pontada na testa, acima do olho. Foi uma  dor forte e minha visao do olho direito ficou turva.

Na minha ignorância total sobre o assunto, imaginei que pudesse ter sido porque  eu estava deitado no quarto escuro, fazia um lindo dia  de sol e ao abrir a janela, uma claridade muito forte invadiu o quarto.

Tomei meu banho, meu café, me arrumei e a sensaçao de visao turva continuava. Sentei para assistir a final da Fórmula 1 enquanto a Marciah se arrumava para sairmos.

Num determinado momento disse a ela que estava sentindo uma sensaçao estranha, como se tivesse perdido a força da mao esquerda, mas conseguia abrir e fechar.

Imediatamente nos dirigimos ao Hospital 9 de Julho, em SP.

Chegando lá relatamos o ocorrido e solicitamos atendimento na emergência, que demorou cerca de 40 min pra iniciar.

Passamos por uma triagem com enfermeiras, onde relatei o que sentia e elas fizeram um teste de força. A essa altura eu já nao sentia mais o incômodo da “falta de força”, mas continuava com a visao turva e enjoado.

Ao sermos chamados para aconsulta, relatei tudo novamente, era um médico de mais de 50 anos. Senti confiança por nao se tratar de um residente, como é comum à tantas emerências de hospitais. Ele solicitou um exame de sangue, me encaminhou para uma saleta com poltronas, onde as pessoas ficam recebendo soro e depois de muito mais de 3 horas no hospital, cogitaram fazer uma tomografia, descartada por esse médico que me atendeu.

Estava cansado, com o estômago vazio e fiquei deitado no colo da Marciah, no banco do hall dos consultórios, aguardando o resultado do exame de sangue, anoitecia. Nao havia me alimentado e nem sabia exatamente o que era aquele mal estar, afinal eu nao sou médico, só que além da deficiência visual, sentia fraqueza, formigamentos nas maos e enjôos…

Nesse meio tempo, troca de plantao, e o médico que me atendeu tinha ido embora. Agora uma jovem médica atendia no lugar dele. Ela me chamou para passar o resultado do exame de sangue e disse que estava tudo normal, me aconselhou a procurar um oftalmologista e que eu estava liberado. Foi o grande erro!

Ao sair do consultório, senti como se o meu lado esquerdo estivesse desmontando, mas recuperei-me em segundos. “O senhor está fraco”, disse-me uma funcionária do hospital. Melhor se alimentar. Vá para casa, coma alguma coisa leve e descanse.

Voltamos pra casa, já era noite, comemos algo e fui dormir.

No dia seguinte continuava com a visao turva, mas tinha negócios em andamento no escritório e tinha que ir lá para resolvê-los. À tarde fui ao oftalmologista, fiz um exame de fundo de olho e o médico nao detectou nada, prescreveu-me um colírio…

Nao fui displicente, procurei um dos bons hospitais de SP, fui consultado por enfermeiras,  dois clínicos, no dia seguinte por um oftalmologista, que apenas me prescreveu um colírio…. e ninguém detectou nada??????? No hospital me colocaram no soro, é esse o procedimento????

Leiam o artigo publicado no site http://www.drashirleydecampos.com.br :

É importante conhecer os sintomas do acidente isquêmico transitório, pois podem anteceder em dias ou semanas o verdadeiro AVC. Os principais sintomas incluem: fraqueza muscular, paralisia, perda da sensibilidade e formigamento, dificuldade para articular as palavras (disartria), dificuldade para elaborar a linguagem ou para compreender a linguagem (afasia), sintomas visuais como visão dupla, ou perda do campo visual à direita ou à esquerda (hemianopsia). Nos AITs, às vezes, os doentes podem perder a visão num olho durante minutos, situação conhecida como amaurose fugaz. Pode ocorrer também vertigens, que se caracterizam por instabilidade com sensação de que as coisas estão girando ao redor da pessoa, associada a náuseas e vômitos.

É, eu tinha tido um AIT, só que infelizmente isso só foi descoberto após eu ter tido o AVC, quando a Marciah pesquisava sobre o assunto na internet.

Achei super importante falar sobre isso aqui no Revivendo e Reaprendendo, porque o derrame é a doença que mais mata no Brasil – a cada ano, 100 000 brasileiros morrem vítimas da doença.  Dos que sobrevivem a ele, cinco em cada dez ficam com sequelas permanentes. A gravidade da doença depende tanto do local atingido quanto do número de vasos que foram comprometidos pela falta de irrigação sanguínea.

Nao deixem de ler o proximo post, onde falarei sobre o AVC, fatores de risco,  fibrilaçao atrial, tratamentos, sobre a nova descoberta da medicina, o Watchman e sobre o aumento progressivo do  AVC em jovens: correlaçao entre AVC, enxaquecas e pílulas anti concepcionais.

Comments (5)

excelente comentário!! sou médica , já tive AVC, e passei por uma situação muito semelhante, fui liberada pra casa com AVC em fase aguda, mas quando cheguei em casa pedi aos meus pais que me levassem de volta ao hospital pq o que eu tinha só podia ser um AVC (eu era recém-formada, sem experiência alguma na profissão!)!!!

Olá Paulo,
Meus parabéns pelo blog, por sua coragem e generosidade de compartilhar seus momentos difíceis. Estou certo de que isto se consitituirá em fonte de informação e inspiração para muitos. Quero dizer que tive muito prazer em conhecê-lo pessoalmente, quando pude conhecer de perto sua determinação. Infelizmente, motivos alheios à minha vontade me colocaram fora da Hípica, onde realizávamos o trabalho de equoterapia. E o "golpe" que levei de meus ex-parceiros aconteceu quando meu filho mais novo, um jovem advogado de 35 anos, teve agravado o câncer que o atingia. Ele partiu em dezembro de 2009 e estou reunindo forças para continuar meu trabalho de terapeuta. Não foi possível retomar o trabalho da equoterapia e estou atendendo apenas em meu consultório. Fico feliz de vê-lo cheio de fé e confiante. Mas, o que mais me chama a atenção é a sua disposição, sua força (com certeza acrescida da forma de Marcia) e sua generosidade. Mais uma vez, parabéns.
Receba um forte e carinhoso abraço.
Amauri Solon Ribeiro
amauri@equoarte.com.br

Querido primo,

Parabéns pelo seu blog, e pela sua coragem e determinação.Fiquei muito orgulhosa de você, saiba que você é um grande exemplo para todos nós. Que Deus te ilumine sempre, e que você continue sendo esta pessoa maravilhosa.

Um grande beijo
Te amamos muito,
Leyla e Renan

Paulo muito legal seu blog , not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha

ola! sugiro que espreitem o meu blog para se informarem mais e ainda para deixarem sugestoes de que podemos nos familia fazer mais?

Obrigada por este espaço existir. Dila

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentario e seu email para que eu possa respondê-lo. Muito obrigadopela visita. Abçs, Paulinho