DEFICIÊNCIA...

“A verdadeira deficiência está no abandono dos sonhos, da vontade de viver, do descaso ao proximo. A DEFICIÊNCIA é aquilo que te prende por dentro, que engessa sua alma, sua fé, pois ainda que incapacitados de andar, de enxergar, de ouvir ou de falar, todos somos livres para sonhar, para amar, para ajudar o proximo com uma palavra de afeto, um gesto, um carinho,um sorriso, um abraço.... e somos livres para voar, nas asas da nossa imaginaçao!”

por Marciah Pereira


Este blog é uma ferramenta de Inclusao, informaçao, troca e relacionamento.
Nao só para as pessoas que, assim como eu, tiveram a oportunidade de uma nova chance de vida e estao reaprendendo tudo, mas também, para todas as pessoas que tem interesse em trocar informaçoes, experiências e esclarecer dúvidas.
Para mim,mais uma superaçao!



Conto com a sua visita frequente, com a sua contribuiçao nos comentários dos meus posts, além de sugestoes para os próximos e para as entrevistas.


PARA DEIXAR SEUS COMENTARIOS, CLIQUE NO BALAOZINHO LARANJA, À DIREITA DO TÍTULO DO POST !

Paulinho...

Elevando a Auto Estima com as Artes

Posted by Paulo Mauricio | Posted in , , , ,

Precisava de algo que me ajudasse a manter a auto estima elevada, o que é muito difícil quando nos tornamos deficientes físicos.

Buscamos várias alternativas e a Claudia Wahed, nossa amiga, indicou o curso de Belas Artes que ela frequenta. A Marciah foi até lá conhecer o local, verificar a acessibilidade e a possibilidade de me integrar com a turma. Voltou muito animada, após conversar com a Anna Trancoso, a professora do curso, que foi super receptiva e incentivou o meu ingresso no grupo.

Ficamos um pouco preocupados porque a minha área do cérebro relacionada com as artes está totalmente destruída. Se antes de ter o AVC  eu jamais hava pintado qualquer coisa, como seria agora?

Pesquisamos diversos artigos que indicavam as artes plásticas como fator importante para o desenvolvimento do indivíduo seja intelectual, emocional, social, perceptivo, físico, estético ou criador. Era tudo que eu precisava!

A Anna Trancoso é artista plástica, formada em História da Arte e pós graduada em Arteterapia. Dedica algumas horas da sua semana transmitindo seu conhecimento.

Fiz uma entevista com ela e gostaria de compartilhar com vocês!

Anna, me fale um pouco da sua trajetória artística e profissional.

Começei a pintar ha mais de 20 anos. Frequentei vários cursos e participei de muitas exposições coletivas no Rio e no exterior. Ganhei alguns prêmios. Fiz  vernissages individuais no Rio, em Roma e recentemente, em Paris.

Na sua opiniao  as artes plásticas sao coadjuvantes na recuperação de sequelas neurológicas?

Sim. Esta comprovada a importância da Arteterapia em qualquer processo de recuperação, seja neurológico ou nao. Dentro da minha formação e com a prática de outros alunos que me procuraram com o mesmo objetivo e obtiveram sensível melhora, afirmo que a prática da arte é totalmente recomendável.

O seu grupo de trabalho é misto. No nosso grupo por exemplo, o único deficiente sou eu. Você sente que há algum tipo de discriminaçao por parte dos outros aprendizes?

Nunca houve discriminação nos meus grupos e acho esse fator primordial para a inclusao desses alunos. Todos se sentem como parte integrante de um todo. O momento da criaçao é único e, apesar de cada um pintar a sua própria tela, há uma enorme sinergia no grupo.

Agradeço demais pelo carinho e respeito de todos da nossa turma e pela atençao que a Anna tem me dedicado, pois sem ela nenhuma das minhas telas teriam sido pintadas.

Meus dias ao lado de vocês tem sido melhores, me sinto feliz e com a auto estima elevada. Se hoje posso produzir as minhas próprias obras, só tenho a te agradecer!! Obrigado Claudia por ter me apresentado uma pessoa tao especial quanto a Anna!! Obrigado Anna!!!!

O Atelier da Anna Trancoso é na rua Saturnino de Brito, 67 – Jd Botânico - RJ

Qualquer dúvida ou maiores informaçoes, envie um email para

 annaluizatrancoso@globo.com 

Minhas obras, clique para ampliar!

Telas 

blog paulo1

Comments (7)

Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.

Eu fico muiito feliz em ver sua evoluçao e determinaçao .
Cada dia ao seu lado tem sido uma experiência contínua.
O melhor doutorado ou mestrado que qualquer profissional da minha área poderia fazer... tudo "in loco" e "indoor"!!! Quer melhor experiência de vida e profissional que esta???
Te amo!!!
Parabénsssssssssssssssss

Este comentário foi removido pelo autor.

Eu fico muiito feliz em ver sua evoluçao e determinaçao .
Cada dia ao seu lado tem sido uma experiência contínua.
O melhor doutorado ou mestrado que qualquer profissional da minha área poderia fazer... tudo "in loco" e "indoor"!!! Quer melhor experiência de vida e profissional que esta???
Te amo!!!
Parabénsssssssssssssssss

que máximo, parabéns!!!
bj, Mariana.

Brasil Sou uma homem 34 anos, lutando pra se recuperar de um AVCi (acidente vascular cerebral isquêmico) ou derrame cerebral, ocorrido em 30 de setembro de 2009 e deixando o lado direito do meu corpo parcialmente paralizado,mas eu não me acomodei ,,e ja estou andando ,de bengala mas estou andando ,, uso uma ortes ,na perna direita ,,mas que será por pouco tempo,tenho muita determinação e não me acomodei,e procuro abrir os olhos das pessoas ,,pois eu era cego igual a elas tbm,..so abri meus olhos pras dificuldades quando me vi de fraldas e em uma cadeira de rodas ,sem falar ,dependendo de tudo e de todos ,,abri meus olhos ,,e acordei pra vida,,hj ja estou parcialmente recuperado,,e vivo tentando dar força,,uma palavra amiga ,,motivação pra quem é e tem problemas como eu tive ,,meu blog http://ddeficienteficiente.blogspot.com/,,juntos vamos poder divulgar e ajudar pessoas que estão querendo so uma coisa ,,,viver mesmo com as dificuldades ,somente viver abraços a todos fiquem com deus e adorei o seu blog

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentario e seu email para que eu possa respondê-lo. Muito obrigadopela visita. Abçs, Paulinho