DEFICIÊNCIA...

“A verdadeira deficiência está no abandono dos sonhos, da vontade de viver, do descaso ao proximo. A DEFICIÊNCIA é aquilo que te prende por dentro, que engessa sua alma, sua fé, pois ainda que incapacitados de andar, de enxergar, de ouvir ou de falar, todos somos livres para sonhar, para amar, para ajudar o proximo com uma palavra de afeto, um gesto, um carinho,um sorriso, um abraço.... e somos livres para voar, nas asas da nossa imaginaçao!”

por Marciah Pereira


Este blog é uma ferramenta de Inclusao, informaçao, troca e relacionamento.
Nao só para as pessoas que, assim como eu, tiveram a oportunidade de uma nova chance de vida e estao reaprendendo tudo, mas também, para todas as pessoas que tem interesse em trocar informaçoes, experiências e esclarecer dúvidas.
Para mim,mais uma superaçao!



Conto com a sua visita frequente, com a sua contribuiçao nos comentários dos meus posts, além de sugestoes para os próximos e para as entrevistas.


PARA DEIXAR SEUS COMENTARIOS, CLIQUE NO BALAOZINHO LARANJA, À DIREITA DO TÍTULO DO POST !

Paulinho...

Os médicos diziam que seria muito difícil eu voltar a andar, mas eu consegui!

Posted by Paulo Mauricio | Posted in , , , , , , , , , ,

Era dezembro de 2007. Estava no Hospital Rio Mar, no RJ. Havia sido transferido  do Hospital Nipo Brasileiro, em SP, onde fiquei internado por 50 dias.
Ainda estava tonto, desorientado, perdido mesmo. Não conseguia ao menos permanecer sentado, precisava de vários travesseiros me apoiando,  porque eu deslizava na poltrona...
Me lembro de poucas coisas, mas lembro bem que era um entra e sai no pequeno quarto do hospital... enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, visitas...  E nesse vai e vém de profissionais eu fui atendido por vários fisioterapeutas.
Concordo que eu nem estava em condiçoes de pensar nisso, mas não havia deixado de ser homem porque tive um AVC... a verdade é que haviam algumas fisioterapeutas  muito bonitas...  
Só que algo mais forte do que essa minha "sensibilidade masculina" me aproximou "dele"... ele era sério, fechado, voz grosssa... totalmente diferente das mocinhas meigas que me atendiam... 
Eu teria que contratar um fisioterapeuta para fazer os atendimentos domiciliares... e senti que ele era "o cara" que Deus colocou no meu caminho pra me ajudar.  
Era aquele profissional - que eu ainda nao sabia ser tão competente - que me tiraria daquela! Eu tinha certeza!!!
Foram sessões diárias, de domingo a domingo, e, pra complementar o trabalho do Rafael, ainda tinham mais sessoes, 3 vezes por semana, com o Fernando, do Home Care, que tambem é um excelente profissional.
Quando me lembro.... nossa!!!! As vezes nem sei se quero lembrar... senti muitas dores, foram muitos pedidos de por favor "Doutor" - como eu carinhosamente o chamo - eu nao aguento...  e ele apelava  para minha mulher, que vinha para o quarto participar das sessões e, enquanto ela me distraía, com beijinhos e carinhos, ele conseguia fazer aqueles doloridos alongamentos em mim...  foram muitas lágrimas... lágrimas vertidas pela dor física... e as piores... as vertidas pelas dores da alma... eu sofri  demais... não conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo comigo, eu nao merecia... 
O fato é que Deus sabia que eu não merecia mesmo, por isso que ele colocou o Rafael  e outras pessoas que citarei adiante no meu blog, em meu caminho.
Eu voltei a caminhar - dentro das minhas limitaçoes, é claro - e estou contando parte da minha historia para que outras pessoas, que estejam passando por problemas iguais ou semelhantes ao meu, nunca percam a esperança e a fé. 
E, se precisarem de um fisioterapeuta, nao deixem de procurar o Rafael.


Entrevista com o fisioterapeuta, Rafael Orfei Dorileo.

Para uma sessão de fisioterapia surtir o efeito esperado, são necessários quantos minutos?
A duração de uma sessão vai variar de acordo com o caso clínico do paciente, sua idade, disposição física, entre outras variáveis. Em geral dura de 40 a 60 min.


Com que freqüência e durante quanto  tempo o paciente deve fazer fisioterapia?
A frequência e o período do tratamento irão depender do caso clínico. Por exemplo, em uma recuperação funcional de pós operatório de fratura de fêmur, 3 a 5 vezes por semana durante poucos meses. No caso de um AVE grave , no início são necessárias sessões diárias e posteriormente 3 sessões semanais para manutenção. Nesse caso o tratamento é longo e este paciente pode ter que realizar fisioterapia por toda a sua vida.
Eu sinto muito a falta dos movimentos do meu braço esquerdo, e pelo visto ele nao tem dado sinal de que vai voltar "a funcionar" e eu queria saber por que a dificuldade maior em recuperar os movimentos dos braços e das maõs?
A mão representa, na área motora do cérebro, o órgão mais complexo no que diz respeito à motricidade (Conjunto de funções de relação asseguradas pelo esqueleto, musculos e sistema nervoso, e que permite o movimento e o deslocamento dos animais). Após o período de hipotonia (diminuiçao do tônus muscular), na maioria dos casos, o paciente entra na fase de hipertonia (aumento da rigidez) da musculatura do dimídio corporal (lado do corpo)acometido. Uma das manifestações desse quadro é a espasticidade (aumento do tônus muscular,  causado por uma condiçãon neurológica anormal) . Esta será em padrão extensor, no membro inferior, e flexor, no membro superior. No membro superior existe grande acometimento (comprometimento) da articulação do ombro, cotovelo e punho. Com o passar do tempo ocorre fibrose (endurecimento do tecido) nessas articulações, o que dificulta mais ainda na mobilidade ativa ou passiva, ao contrario do que ocorre no membro inferior, pois a espasticidade ""' facilitará"   na recuperação funcional da marcha. Além disso tudo, devemos também sempre levar em conta, a gravidade e extensão do AVE, assim como a área afetada do cérebro.

Na sua opinião, quais foram os principais ganhos que obtidos por mim desde o inicio do tratamento?
Sem dúvida alguma seu maior sucesso é ter uma marcha funcional(caminhada), pois devido à gravidade do AVE que você sofreu, o prognóstico pra  voltar a andar era duvidoso. 
Além disso, conquistaste um grau considerável de flexão de joelho; redução da espasticidade geral; ótima recuperação psicológica  e o mais importante de tudo, tens uma vida social ativa e uma mente previlegiada.

Comments (6)

Emocionante este blog, nossa, eu e Renato sempre lhe adimiramos, sempre lembramos de vc, por ser aquela pessoa humana, que nos ajudou com o que de melhor uma pessoa pode ajudar, com palavras, apoio e seguraça. Somos muito gratos de vc fazer parte do começo das nossas vidas e agora de poder estar compartilhando essa nova fase da sua vida, mesmo distante, mas de alguma forma, poder está presente nessa sua luta, na qual a cada dia vc é um vencedor.
Parabéns meu querido, pela força, pela fé e principalmente pelo astral que vc passa para gente nas suas palavras.
Fico feliz pelas suas conquistas e espero um dia a gente se encontrar, para o abraço ser dado e a saudade ser diminuida.
Lu e Paz pra vc hj e sempre.
bjs!

Alessandra, Renato, Rafael, Daniel e em breve Ana Júlia!!!!!!!!!!!

Sabe que, no hospital, as pessoas me diziam: "Teu pai tem que fazer fisioterapia", mas a primeira semana foi marcada pelo coma (ou um estado profundo de letargia ou um coma induzido...sei lá! Não quero lembrar!). Na segunda semana, o pai "surtou", se debatia, gritava, tentava se jogar da cama, dava chutes, pontapés...era um movimento só e o médico me dizia que ainda não era o momento da fisioterapia...paciência!...oh, paciência, como eu odeio esta palavra. Mas sabe que Deus age certo... quando procurei o serviço de fisioterapia da prefeitura local (não me disseram que eu poderia ter outro tipo de atendimento que não fosse da prefeitura), ingressaria, na semana seguinte, um novo fisioterapeuta e as atendentes me dissera: "Não entrega o teu pai para este pessoal que tá aqui...", como em cidade pequena vc conhece todo mundo e todo mundo conhece vc, procurei o secretário de administração, meu ex-colega do primário, e ele ligou para o fisioterapeuta que começaria a trabalhar na semana seguinte...cerca de 40min depois, o fisioterapeuta se apresentou, era filho de uma amiga de infância, passaria a atender o pai independente do contrato com a prefeitura...estão juntos até hoje...foram conquistas lentas, sofridas, mas foram conquistas e o fisioterapeuta, um "menino", costuma brincar que o pai foi a sua primeira grande obra!!!
Parabéns pelo blog.

O Rafa outro dia me mostrou seu blog, para que eu testemunhasse mais uma iniciativa bacana sua e também para que lesse a entrevista. E a gente acabou se deparando com um texto especial e emocionante. Acabo acompanhando em parte a evolução dos pacientes do Rafa e você foi o primeiro que acompanhei desde o início. Não sei se você sabe, mas em dezembro de 2007 foi também o começo do nosso namoro. Lembro, como se fosse hoje, ele feliz porque estava pegando um trabalho desafiador e - tenho que admitir - porque era em Copacabana, rsrs! Sempre aprendo muito com o trabalho dele e com a força de vontade que vocês, pacientes e amigos, transmitem. São lições diárias que me fazem refletir e que vou carregar para a vida toda. Que você continue forte, confiante, persistente em sua recuperação, rodeado por pessoas que te amam e também por quem você ama. Você tem o principal para continuar tendo uma vida saudável e feliz: amor e fé. Parabéns pela inciativa do blog, bjs, Mariana.

Alessandra, Renato, Rafael, Daniel e em breve Ana Júlia,

Lembro muito bem de tudo e fico feliz que voces tenham boas lembranças daquela época e que tenham chegado ate hoje juntos, construindo esta linda família e ainda mais agora que vem a princesinha, a Ana Julia!
Parabens!
Muito obrigado por poderem estar participando de mais esta fase da minha vida, tao diferente, mas talvez mais gratificante!
Um beijo,
Paulinho

Elaine, fico muito feliz que voce tenha visitado meu blog,tambem visitei o seu e voce escreve muito bem, parabéns!
Muito bom seu pai ter um fisioterapeuta com quem ele se identifique,pois isso é importantíssimo para o resultado do tratamento.
Realmente é muito sofrido e dolorido,voces tem que ter paciencia com ele, eu sei bem oque éisso pois sofri muito.
Um beijo e fiquem com Deus!
Paulinho

Mari,

Nao sabia que vocês tinham começado naquela época e que indiretamente pude contribuir para que voces ficassem mais proximos,muito bom isso!
O Rafael e você sao pessoas muito especiais!
Obrigado pela visita e conto sempre com a sua passagem por aqui!
Beijos,

Paulo

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentario e seu email para que eu possa respondê-lo. Muito obrigadopela visita. Abçs, Paulinho